quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cuidados que você deve ter para trabalhar no exterior.

A realidade hoje esta mudando e trabalhar no exterior exige muito cuidado é necessário tomar alguns cuidados para não ter prejuízos e ter problemas com autoridades estrangeiras que pode levar até a prisão ou às vezes você pode ser vítima de traficantes. Mantenha os pés no chão e se informe sobre tudo que envolve um trabalho no exterior.

Alguns países não exigem visto de turista para brasileiros. Isso não significa autorização para residir ou trabalhar no país.

Um emprego legal no exterior exige a autorização do governo do país onde se quer trabalhar.

Na maior parte dos casos, essa autorização deve ser obtida na embaixada ou nos consulados desse país no Brasil.

Essa autorização é dada por meio de visto para trabalho ou para residência.

Esse visto é um carimbo ou uma etiqueta colada no passaporte pelo consulado ou embaixada estrangeira.

Trabalhar ou residir em outro país sem o visto apropriado é uma irregularidade migratória que pode acarretar punições e deportação.

As embaixadas e consulados não são obrigados a conceder os vistos solicitados, a recusa do visto não necessita ser justificada.

A concessão de um visto não garante a entrado no país, que será decidida pela autoridade migratória no momento da chegada.

Leve consigo os endereços e telefones das embaixadas e consulados brasileiros do país onde vai viajar.

Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país, sem os documentos exigidos ou com falsos ou adulterado. Isso é migração irregular e você poderá acabar preso.

Não acredite em toda promessa de emprego no exterior. Se você recebeu proposta sem referência para melhorar de vida no exterior, desconfie.

Não é bom confiar em pessoas que fazem propostas de viagem ao exterior e não dão tempo para que você reflita se quer ou não aceitá-la.

Antes de aceitar o emprego no exterior, procure se informar sobre a natureza do trabalho.

Certifique-se da existência da empresa ou estabelecimento que oferece este emprego.

Verifique a idoneidade e seriedade das agências de colocação de trabalhadores.

Ainda no Brasil, consulte sempre os consulados do país de destino para obter mais informações sobre eventuais programas de trabalho naquele país. Converse com pessoas que já vive essa experiência.

Exija um contrato de trabalho que possibilite a identificação completa das pessoas envolvidas e verifique as condições expressas no contrato. Mantenha uma cópia do contrato do mesmo e deixe outra com alguém de confiança no Brasil.

Antes de assinar documentos em uma língua estrangeira que não compreende totalmente, peça ajuda para tradução.

Nunca entregue seu passaporte a ninguém, nem se desfaça dele ao chegar ao lugar de destino.

É importante se prevenir, pois estamos vivendo uma crise mundial, nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Portugal e Itália as coisas não estão fáceis para ganhar dinheiro como antes e as pessoas estão partindo para países como Angola, Emirados Árabes, África, Nova Zelândia onde existem vagas em várias áreas. Mas não vá pensando que voltará rico, pois, essa realidade já não existe mais ou é remota. O que você pode trazer de riqueza são os conhecimentos e técnicas para torna-se um profissional mais culto e mais qualificado.
E boa sorte nesse novo horizonte.

Essa matéria foi publicada no dia 19 de julho pelo jornal Hoje em Dia de minas Gerais, pela repórter Cássia Eponine. Aqui eu fiz apenas um resumo, mas veja a matéria completa na fonte original é uma tema que vale apena tomar conhecimento.

Um comentário:

Cíntia Bittencourt disse...

Olá Wemerson, tudo bem? Muito boa a matéria. Muitas pessoas acreditam que conseguindo um trabalho no exterior a vida irá melhorar 100%, mas não é bem assim. Trabalhei por dois anos no Canadá e foi muito difícil conseguir tudo que consegui, mas concerteza a experiência é muito gratificante. Hoje não voltaria a trabalhar fora, mas por outras questões. Parabéns pelo post, é bom ter estas questões em mente antes de sair do Brasil. Abs!

BlogBlogs.Com.Br