segunda-feira, 27 de julho de 2009

Campanha contra o Tabagismo passivo

O tabagismo passivo é a exposição de não – fumantes à poluição ambiental causada pelos produtos do tabaco (Poluição Tabagística Ambiental) e a exposição do feto ao fumo materno (ativo ou passivo). Cerca de 60% das pessoas que não fumam são fumantes passivos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo passivo é a 3ª causa evitável de morte no mundo, sendo a 1ª o tabagismo ativo e 2ª o alcoolismo.

A Poluição Tabagística Ambiental

A Poluição Tabagística Ambiental é a soma da fumaça emitida pela ponta acessa do cigarro, com aquela exalada pelo fumante após a tragada e os gases emitidos através do papel do cigarro. Comparada àquela inalada pelo fumaça, esta fumaça contém algumas substância tóxicas em concentrações mais elevadas, como é o caso de nicotina, monóxido de carbono e de vários compostos cancerígenos.
Esta poluição representa 85%da poluição ambiental doméstica.

O Tabagismo durante a gravidez

A gestante que fuma tem um risco aumentado de apresentar complicações da gravidez, como sangramentos, descolamento prematuro da placenta, aborto e partos prematuros. O bebê tem maior risco de apresentar baixo peso de nascimento, morte súbita infantil, infecções respiratórias nos primeiros anos de vida. Com aumento do número de internações e mortes, início precoce e maior gravidade da asma brônquica.
Além disso, pode apresentar comprometimento da inteligência a alterações do comportamento.

O tabagismo passivo na infância e adolescência

As crianças e adolescentes que convivem com fumantes têm também um risco elevado de infecções respiratórias, com aumento do número do número de internações e mortes, asma brônquica gravem aumento do colesterol e do risco de doenças coronarianas precoces. Na vida adulta, há aumento do risco de câncer dos produtos.

O tabagismo passivo na vida adulta

Os adultos que convivem com fumantes apresenta mais freqüente sintomas agudos de irritação do sistema respiratórios (tosse, obstrução nasal, etc.), aumento do risco de câncer do pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (derrame cerebral), além da piora da asma e de outras doenças pulmonares, cardíacas e alérgicas de que porventura sejam portadores.

O tabagismo passivo nos ambientes de trabalho

Cerca de 80% das pessoas trabalham em locais fechados, com grande número de fumantes. Portanto, apresenta um risco muito grande de câncer do pulmão e de outras regiões do corpo, enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Nos restaurantes, bares e boates esta situação é mais grave ainda, pois a fumaça inalada pelos seus trabalhadores corresponde a fumar até dois maços de cigarros por dia.
Até o momento, não existe nenhum sistema de ventilação eficiente para evitar a exposição de não fumantes à fumaça de tabaco em ambientes fechados. Portanto, nestes locais, de nada adianta a separação de áreas para fumantes.

Portanto, para evitar o tabagismo passivo, a única solução é que todos os ambientes fechados sejam 100% livres do tabaco

Fonte: Campanha promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte- MG e SUS.

Peço sua colaboração, ajude a divulgar a campanha imprimindo o texto e colando no quadro de aviso de sua escola ou de sua empresa ou copie no seu site ou blog, mas deixe no final do texto a origem, se quiser pode colocar um link dessa campanha no seu blog por sete dias assim você estará colaborando de forma legal no combate ao tabagismo.

Um comentário:

esteter_tst disse...

Ola Wemerson,
Encontrei o link para seu blog no Fulaninha Dowloads e vim dar uma olhadinha, parabéns pelo conteudo, tudo muito bom, esta matéria sobre Tabagismo em especial me chamou muito a atenção, pois sou Técnico em Segurança e tudo que seja relacionada a saúde e segurança no trabalho procuro estar me informando para poder utilizar em conversas com outros amigos e colaboradores.
Tbm tenho um blog , sobre segurança no trabalho, porém ainda estou dando os primeiros passos e ainda tenho muito o que fazer para deixa-lo bem interessante, se lhe interessar da uma passada por lá e quem sabe até podemos fazer uma parceria.
Att.
Emerson Esteter - Técnico em Segurança do Trabalho
2º sec. Grupo GESST-Rio Claro
Blog: emersonestetertstblogspot.com (Segurança do Trabalho em Rio Claro).
Um grande abraço e parabéns pelo blog, esta tudo excelente.

BlogBlogs.Com.Br