quarta-feira, 10 de junho de 2009

Epidemiologia, Dengue e gripe suina

Epidemiologia

Conceito: É a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em população humana e os fatores destes padrões. O estudo é voltado para a ocorrência de doenças em grupo de pessoas. Aplica-se a epidemiologia em grupos pequenos ou grandes com o objetivo de analisar os fatores que originaram a doença, avaliar os impactos que a mesma pode causar sobre vários aspectos sociais e até econômicos, definir as estratégias para combater o fluxo da doença e desenvolver ações preventivas contribuindo efetivamente para informar a população sobre os procedimentos que devem seguir para evitar a proliferação.

Conceito de dengue:

Sua classificação é conhecida como CID 10A90 e A91. É uma doença provocada pela picada do mosquito (inseto) Aedes aegypti, Uma das características desta doença é a febre, apresentam também em casos mais graves uma hemorragia que pode levar ao óbito.
Veja alguns sinais e sintomas da Denge:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômito persistente;
Hipotensão postural
Lipotímia;
Hepatomegalia dolorosa;
Hemorragias;
Sonolência;
Irritabilidade;
Diminuição da diurese;
Diminuição repentina da temperatura do corpo;
Hipotemia;
Prostação;
Mialgia;
Dor retroorbitária;
Cefaléia;

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarréia mais graves. Devemos estar atento e evitar viagens para outros países onde o surto da doença já foi identificado e procurar acompanhar os noticiários para saber mais informações sobre essa ocorrência e quais os focos regionais estão com casos confirmados.
Se cada um fizer sua parte fica mais fácil para combater todo tipo de doenças e somente com a união da sociedade e que será possível vencer esses problemas de saúde pública.

Um comentário:

Gerson Bastos disse...

Boas informações. Se pensarmos bem o mundo sempre foi cheio desses males dessas epidemias que aparecem de tempos em tempos. Acredito que sempre vão aparecer novas doenças assim como sempre vão aparecer novas curas.

Gostei do seu blog meu caro
Abraços

BlogBlogs.Com.Br