quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aprenda administrar seu dinheiro em 20 minutos

As pessoas pecam por não saber cuidar de seu dinheiro, mas não precisa ser um bom economista para saber como administrar sua vida financeira. Para quem não tem muita paciência em ficar anotando tudo em uma planilha de Excel ou até mesmo nos famosos cadernos de despesas, pode se optar em uma forma mais simples que facilitar seu trabalho e evitar desgastes.
Como você pode fazer então? Adote o sistema de cotas, definindo quanto será disponibilizado para cada área, assim você determina o valor que será investido. Vamos dar um exemplo. Acho que funciona melhor. Pegue seu salário e divida em sete áreas de despesas:
1. 40% Despesas de casa (mantimento, água, luz, telefone, material de limpeza);
2. 10% Plano de saúde;
3. 05% Lazer;
4. 15% Escola;
5. 10% Poupança;
6. 10% Despesas inesperadas;
7. 10% Despesas com veículo;
Essa é uma forma bem simples que você pode adotar para gastar seu dinheiro sabendo o limite máximo que será gasto em cada área. É importante que seja preservado o valor da poupança por que esse é que vai lhe permitir fazer bons investimentos no futuro quando o valor já estiver bem significativo, por tanto, ele é o primeiro a ser retirado do salário e lançado no banco, assim você não vai cair na armadilha de que “se sobrar eu deposito no banco”. Isso não funciona por que dinheiro não sobra. Os outros ficam fáceis por já saberá que seu gasto, por exemplo, nas despesas da casa tem que ficar no máximo em 40%. Essa forma funciona bem por que ficam fixadas suas despesas em todas as áreas. A partir dessa atitude não passará mais dificuldade em administrar seu dinheiro, é só ser fiel a sua planilha e terá bons resultados.
É importante ficar claro que ninguém vence desafios sem pagar um preço justo, tudo de bom exige dedicação e compromisso. Agora quando receber separe seu dinheiro em pequenos montes e coloque em envelopes separados o valor para cada área e escreva no mesmo para não confundir e quando for gastar veja em qual envelope esta o dinheiro daquela determinada despesa. Depois de fazer essa experiência nunca mais terá dificuldade em controlar sua vida financeira.
Deixe aqui seu comentário e participe com suas idéias será muito importante para crescermos juntos e ajudarmos os nossos leitores.

Um abraço!

3 comentários:

Vânia Almeida disse...

Oi Wemerson, quase não te acho! Obrigada por sua visita ao cuidando do corpo. Gostei das dicas de como administrar dinheiro, sou meio atrapalhada, mas tudo bem!
Sucesso para você. Também quero 1 milhão de visitas no meu blog. kkk
abraçs, Vânia

Unknown disse...

Olá Wemerson ,
estou retribuindo o seu apoio e a sua visita . Gostei bastante do seu comentário sobre dinheiro . Até parece que voce leu um livro chamado " o espirito do dinheiro " ( não lembro o autor ) este autor dá dicas mais ou menos como essas que voce deu . Muito boa por sinal . Acho que no final das contas , a dica mais importante é não gastar mais do que se ganha , ao contrário colocar como prioridade nem que seja uma pequena parte na poupança ou outros meios de economia .

Um forte abraço.

O bEM viVER disse...

Eu ainda aprendo, eh eh eh

Meu marido reclama, por eu não conseguir fazer muitas contas com o que ganho, similar ao que gasto. Mas já melhorei.

Ah, gostei do que o Francisco disse: precisamos poupar um pouquim...

Lena

BlogBlogs.Com.Br