sábado, 4 de julho de 2009

Cuidado ao parar seu veículo debaixo de uma árvore!


Todo motorista prefere deixar seu carro numa bela sobra independente de onde vem a mesma, isso é um comportamento normal e lógico, pois quem nunca entrou em um veículo que ficou pelo menos meia hora recebendo os raios solares, o interior do carro transforma em um forno que ninguém suporta ficar ali, por isso é que preferimos deixar o carro debaixo de uma marquise, ao lado de um prédio que projeta a sobra e geralmente deixamos debaixo de uma linda árvore. Mas esse gesto poder trazer grandes prejuízos e até mesmo gerar um acidente grave. Pare um pouco e faça uma pergunta a você mesmo, quando você olha as condições de uma árvore para colocar seu carro debaixo da mesma? Eu acredito que mais de noventa por cento dos motoristas não se lembram desse detalhe. É preciso tomar cuidado, pois, nas grandes cidades esta havendo vários acidentes de árvores que caiem sem que haja tempestade devido à falta de resistência que seu tronco já não oferece em função de muitos fatores, como os famosos cupins que corroem o tronco tirando a capacidade da arvore de suportar seu próprio peso, e às vezes a falta de manutenção por parte dos responsáveis que não se preocupam em fazer a poda adequadamente.
Uma árvore que cai de repente pode gerar graves acidentes que podem levar a morte, imaginem esse acidente acontecendo com um veículo. Se não tiver ninguém dentro do mesmo o prejuízo será só material, mas e se tiver o motorista e mais pessoas no seu interior, a proporção do acidente será bem maior e às vezes como danos irreparáveis. Atualmente todos os motoristas correm esse risco principalmente nas grandes cidades, porque não são todas as arvores que recebem tratamento periodicamente e isso não é só culpa dos governos e prefeituras não, quantos casos já ocorreram em residências envolvendo tombamento de quedas de galhos e tombamento de árvores. Precisamos ficar mais atento com relação a esse fator embora exista sempre esse risco por que há outros fatores que contribuem para gerar esse tipo de acidente. Meu objetivo e chamar atenção dos leitores para verificarem a situação daquela linda árvore que esta próxima a sua casa dentro do seu terreno ou no passeio de externo, e ao parar seu veículo na rua procure locais seguro, é claro que não tem como verificar as condições reais de segurança de uma árvore somente olhando por fora e sem termos conhecimento técnico. Mas existe vestígios que servem de parâmetro para você suspeitar, como tronco muito seco e galhos mortos, sinais de cupins por perto, rachaduras no passeio pode indicar que a árvore esta se soltando do solo, mas o correto é chamar alguém que tem conhecimento como engenheiro florestal, técnicos agrícolas, e pessoas do meio ambiente, assim você receberá a informação correta e saberá como proceder.
Espero que esse texto tenha despertado os leitores o interesse de avaliar as condições da vegetação de grande porte que estão próximo e que não parem o carro debaixo de qualquer árvore. E tempos que criar o hábito de contribuir para a qualidade de vida nas vias urbanas, vigiando e entrando em contato com órgãos competentes para tomarem providências, não podemos ficar calados e achar que o problema não é nosso, por que o risco de acidente existe pra todos, por isso temos que tomar atitudes preventivas. Não podemos achar que cortando todas as árvores estaremos resolvendo o problema, pois o planeta esta precisando é que plantemos mais e que conservemos as que existem, pois, elas contribuem muito para nossa vida com produção de energia vitais para a humanidade, temos que saber cuidar do equilíbrio ambiental. Para fechar esse texto deixo aqui uma bela sugestão, plante uma árvore assim estarás plantando uma vida!
Um abraço!

3 comentários:

Lília Amorim disse...

Gostei do post e vou tomar mais cuidado agora.

Anônimo disse...

Boa dica é sempre bom lembrar porque nunca vi ninguém observar esse detalhe as condições da arvore ou até mesmo a estrura em que está fornecendo a sobra, adorei esse texto você se expressa bem eu mesmo não presto atenção nesse detalhe de ver se tem condições ou não já vou enfiando o carro e pronto, depois desse alerta vou prestar atenção nisso, valew a visita no blog abraços!

ALLmirante disse...

Oportuna advertência. Certa ocasião um manobrista colocou meu carro embaixo de um coqueiro, em Salvador. O resultado é que levei um coco para casa, através de um parabrisa quebrado.
Aquele abraço.

BlogBlogs.Com.Br