segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os desafios do professor

A vida desse profissional é marcada por vários desafios no seu cotidiano, todos os dias ele depara com alunos que vão aprender coisas novas, isso implica que o professor terá que ser habilidoso e sábio para transmitir a matéria com eficiência. A profissão de professor é uma das mais belas e antigas do mundo, a arte de ensinar sempre foi um desafio para quem se propõe a seguir essa carreira, é necessário ter habilidade para saber passar as informações de forma didática para os alunos alcançarem o objetivo de absorver o conteúdo da aula.
um dois maiores problemas enfrentados pelos professores nos dias atuais é sem dúvida a capacidade que ele precisa ter para conseguir atrair a atenção dos alunos, não que isso seja uma deficiência do corpo docente, mas é em função das interferências de vários fatores. Veja como é difícil um professor que leciona para alunos dos primeiros períodos da idade escolar, pois esta lidando com crianças que se dispersam com qualquer coisa, até por que essas ainda estão descobrindo o mundo, mas um professor que dedicou alguns anos se preparando em escolas especializadas consegue dominar o tema e manter os alunos interessados na matéria. Essa batalha do professor é contínua, pois, mesmo quando esta lidando com alunos adultos ele se depara com o mesmo problema da distração, eles se distraem com o uso de aparelhos celulares dentro da sala de aula, com conversas paralelas entre si, dificultando a evolução do aprendizado. Mas o professor que tem a vocação para o ensino supera essas barrreiras e atinge a meta de transmitir o conhecimento.
É uma pena que esse seres admiráveis não tem o devido valor em relação á questão da remuneração e da infra-estrutura que poucas escolas oferecem, eles são verdadeiros pilares da sociedade que promovem a educação com talento e paixão que tem de ensinar e assim contribuem para o crescimento e a construção da nação. Eu deixo aqui meus votos de parabéns para todas as pessoas que fazem parte da rede de ensino, até mesmo os funcionários dos setores administrativos e os serviçais, afinal uma escola não depende só de professores na sala de aula, mas sim, do conjunto de colaboradores que gostam de participar do ato de ensinar.

Um forte abraço!

Um comentário:

Junior(ferananet) disse...

Belas palavras amigo! com certeza eu sei muito bem o que é a arte de ensinar,e como muitas vezes é dificil, nao só para os professores, mas também para todos os educandos, afinal ja atuo nesta area a mais de 10 anos, e realmente tenho a esperança de que cada vez que eu entre na sala de aula, possa estar contribuindo para a formação de mais um cidadão critico e participativo dentro da sociedade, mesmo com todas a dificuldades encontradas e muito bem relatadas por você, a escola precisa cada vez mais unir forças com a comunidade onde atua, sempre visando a qualidade da educação, pois só com ela é que realmente poderemos mudar as tristes realidades que encontramos em nosso país!! um grande abraço, parabéns pela postagem!!!

BlogBlogs.Com.Br