quinta-feira, 21 de maio de 2009

Por que contratar um engenheiro civil

Executar uma obra com qualidade, economia e segurança exige conhecimento técnico e um bom relacionamento interpessoal e o profissional qualificado para exercer esse papel é o engenheiro civil. É ele que tem habilidade para coordenar uma equipe com eficiência, pois vai gerenciar o projeto com baseado no planejamento eficaz, onde será elaborado um orçamento detalhado, um cronograma físico-financeiro determinando o tempo e o custo de cada etapa da obra. No planejamento do projeto será implantado o gerenciamento das áreas, como qualidade, aquisição, riscos, recursos humanos, custo, tempo, escopo, integração, etc. Cada tipo de projeto tem suas particularidades, por tanto haverá ou não a necessidade de implantar o gerenciamento em todas as áreas, isso dependerá do porte de cada empreendimento e da política de cada empresa.
Quando se tratar de uma obra de pequeno porte a equipe pode até acumular funções, mas em projetos de médio e grande porte é necessário a formação de uma equipe bem treinada e integrada ao projeto como um todo para o gerenciamento acontecer de forma bem harmônica, cada membro da equipe assumirá uma função definida para possibilitar o controle total na gestão do projeto. Esses membros serão subordinados ao gerente de projeto que nesse caso o mais indicado é o engenheiro civil em função de sua formação técnica.
O que importa é que, independente do porte da obra a presença do engenheiro civil é muito importante e faz uma grande diferença no custo e na qualidade. É ilusão alguém pensar que esse profissional aumenta o orçamento da obra, pois, ele é capaz de executar o empeendimento proporcionando maior economia sem compromenter a qualidade e a segurança durante a execução e após a entrega do projeto.
por tanto se você é um empresário, construtor ou um cidadão que não é do ramo mas que pretende construir, procure valorizar o capital que você adquiriu com tanto esforço para realizar o sonho de ter sua casa. Pense como é caro o cimento, areia, aço e outros materiais utilizados na construção civil, sem contar os custos de equipamentos e mão-de-obra, tudo isso colocado na ponta do lápis faz diferença no orçamento e no custo real do projeto. Antes de iniciar uma construção, pesquise consulte um especialista, converse com pessoas que já viveram a experiência de não contratar um profissional, busque o máximo de informações e tire suas próprias conclusões. No mais, sucesso na realização de seu sonho.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br