terça-feira, 26 de maio de 2009

O que é um metro quadrado (m²)

O símbolo dessa unidade de medida é o “m²”, que expressa o valor de uma determinada área. Quem nunca ouviu essa famosa frase na vida “ Quantos metros quadrado tem essa área?”. A área é um plano, pode ser regular ou irregular, ou seja, existem várias formas, podemos ter um quadrado, retângulo, círculo, trapézio, elipse e muitas outras de formato indefinido. E para cada tipo de figura se assim podemos dizer, usamos uma fórmula específica para calcular, essa é a eficiência da matemática que nos ensina a encontrar o valor correto. Para ficar mais fácil de entender o que é um metro quadrado numa figura regular, você imagine um quadrado onde cada um dos seus quatro lados tem um metro, então multiplicamos um lado pelo outro (1,0 m x 1,0 m) = 1,0m², se tivermos um retângulo que um lado mede 1,0 m e o outro lado mede 2,0 m, teremos (1,0 m x 2,0 m) = 2,0 m².
Bom para, saber calcular outros tipos de planos, procure estudar a matéria de geometria em bom livro de matemática, assim você aprenderá como encontrar o valor de diversas áreas. Para enriquecer seu conhecimento vamos definir o conceito de geometria. Geometria é a parte da matemática que trata das propriedades e medidas da extensão. Quando você ouvir alguém dizer que aquele campo de futebol tem 500m², significa que ali cadê 500 quadrados de 1,0m por 1,0m, acho que com esse exemplo deu para ficar mais claro, entender o que essa expressão quer nos dizer.
Na construção civil sempre usamos esse conhecimento, veja o exemplo:
Aplique essa matemática na sua casa e calcule a área de piso que será colocado a cerâmica, a parede que será pintada ou a área de um terreno que pretende comprar. Veja como é importante o estudo na vida das pessoas, quando estamos na adolescência sempre nos perguntamos na escola por que temos que estudar aquele tanto de matérias se nem pretendo usar, mas ninguém sabe o que o futuro nos reserva, saber nunca é demais, procure aprender um pouco de tudo que puder isso fará de você um excelente profissional independente da profissão que escolher. No mais boa sorte!

Um abraço!

6 comentários:

ivandro disse...

Vou salvar esta informação e coloca-la em pratica valeu obrigado.

Eninha disse...

Adorei seu blog ! Vou voltar aqui muito mais vezes .
Eninha

Anônimo disse...

caracas ... não me lembrava mais . obrigado pela aula de revisão .

Anônimo disse...

Muito facil! Só multiplicar o comprimento pela largura!
Ex: Um terreno 12X7=84m²!!!
Comp,12m e larg,7 =84M².

Anônimo disse...

gostei, super aprovado agora sei como calcular a àrea

Anônimo disse...

Gostei! =)

BlogBlogs.Com.Br