terça-feira, 12 de maio de 2009

O que é peso específico?

Vou tentar explicar em poucas palavras o que é o peso específico. O conceito é definido como o índice que mede o maior peso por unidade de volume de um determinado material.
Vamos dar um exemplo prático:
Se fizermos uma caixa quadrada que tenha 1( um) metro de altura por 1 (um) metro de comprimento por 1(um) metro de profundidade, teremos então uma caixa cujo o volume é 1m³( um metro cúbico).
Agora vamos colocar essa caixa em uma balança e encher com algum material sem mistura.
Primeiro vamos encher essa caixa com água até o seu limite máximo, a balança vai registrar 1.000 kg ( mil quilogramas), por tanto o peso específico da água é 1000kg/m³, ou seja, podemos dizer que essa é a densidade da água.
Agora vamos pesar o concreto armado:
Mesmo processo de encher a caixa e veremos que a balança vai registrar 2500kg. Por tanto, podemos afirmar que o peso específico do concreto armado é 2500kg/m³, ou seja, essa é a sua densidade.
Se quisermos saber a densidade ou peso específico de qualquer material é só repetir o processo. Se você desejar obter mais informações sobre esse assunto pesquise em livros técnico de engenharia lá já existem tabelas que mostram valores de vários materiais.
Dê sua opinião sobre esse texto, será muito importante para avaliação do conteúdo do blog.
Um abraço!

4 comentários:

joliveira disse...

Gostei do seu blog. Alguns artigos têm esta faceta, tornam perceptível a dimensão matemática da engenharia :)

Esperamos por si no nosso fórum.

Anônimo disse...

peso/volume = peso específico

massa/volume = massa específica

2500 kg/m3 = massa específica

24520 N/m3 = peso específico

Unknown disse...

Wemerson, você cometeu um equívoco(na verdade três):

1 - O que você menciona como peso específico é, na verdade, massa específica. Massa específica tem unidade de [kg/m³] no SI (Sistemas Internacional).

2 - Peso específico é obtido pela multiplicação da massa específica pela gravidade e tem unidade no SI de [N/m³] (faça análise dimensional que você vai entender).

3 - A densidade da água é 1(um) à 20ºC e uma ATM. Densidade é uma grandeza adimensional que relaciona o peso específico ou a massa específica de um fluido qualquer com o peso específico ou a massa específica da água nas condições supracitadas. Exemplo: À densidade relativa do óleo é aproximadamente 0,9. ( por isso o óleo fica na superfície quando em contato com a água...)

Att.,

Artur Freitas
Eng. Mecânico

Anônimo disse...

gostei, ja ta servindo no meu curto de edificações.

BlogBlogs.Com.Br