segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gerenciamento da Qualidade

Aproveitem e leiam uma parte da minha pesquisa monográfica sobre a importância do Gerenciamento da Qualidade no projeto, vou postar todo mês dicas importantes sobre esse tema que esta evidente no mundo inteiro, acredito que até mesmo aqueles que buscam ter o melhor blog do mundo, a melhor empresa do mercado, ou ser o melhor profissional na sua área, em fim todos poderão tirar proveito se aplicarem o conhecimento adquirido em Gerenciamento da qualidade, minha pretensão é apenas divulgar um pouco do conhecimento que adquir na Pós- graduação em Gerenciamento de projetos. Boa leitura!

"Conforme Isnard Marshall Junior et al. (2005, p.18) A Gerência da Qualidade surgiu
recentemente como umas das funções inerentes a gestão de projetos: ”No entanto, só
recentemente ela surgiu como função da gerência.”. De acordo com Isnard Marshall Junior et al.(2005, p.19) foi a partir do inicio do século XX que a gerência da qualidade passou a ser reconhecida como papel importante nas organizações: “Em 1922, com a publicação da obra The control of quality in manufacturing (Radford, 1922), pela primeira vez a qualidade foi vista como responsabilidade gerencial distinta e como função independente.” E foi ganhando importância nas organizações em função da crescente competitividade no mercado principalmente após a globalização, que permitiu aos clientes/consumidores serem mais exigentes com relação aos produtos e/ou serviços oferecidos no mercado.
Esse fator veio provocar nas organizações a necessidade de implantarem processos dinâmicos e buscarem sempre as melhorias contínuas para atender as exigências dos clientes com relação à qualidade em si dos produtos ou serviços. A implementação do Gerenciamento da Qualidade em projetos contribuem significativamente para garantir a satisfação dos clientes, pois quando essa meta é atingida, percebe-se que a entrega do produto ou serviço proporcionou ao cliente o conforto que o mesmo esperava,denotando que as suas expectativas foram atendidas sobre vários aspectos,
portanto o produto ou serviço tornou-se algo com um diferencial por que despertou um
sentimento de satisfação com relação aos requisitos encontrados no produto ou serviço. Esse fator justifica o investimento no Gerenciamento da Qualidade, pois entregar um Projeto no prazo e no custo orçado, mas que não atende o nível de satisfação do cliente é deixar evidente que não que se preocupou com a qualidade em si do produto ou serviço durante a gestão do projeto. De acordo com Heldman Kim (2005, p.182) “Respeitar prazos e orçamentos é uma coisa; se gerarmos um produto incorreto ou inferior, o prazo e o orçamento de repente vão perder a importância”.

Espero conseguir contribuir com meu pouco de conhecimento para ajudá-lo a endender o que é Gerenciamento de Qualidade.

Um abraço!

7 comentários:

Caio Mendes disse...

Muito positivo ver matérias que falem de áreas de atuação profissional, de instituições como essa e principalmente de equipes. Será positivo que se aumente a interação profissional de pessoas/profissionais de referência e interajam junto a instituições de ensino. Em Brasília, uma bela dica, é buscar o IESB como tal. Vale a pena conferir.

Nilda Lima disse...

Oii! Estou te seguindo, me segue?
http://engenhariasite.blogspot.com/ Seu blog é d+, Parabéns!

Annethe disse...

Bacana este blog. Tenho usado muito a internet para buscar coisas novas na área. Uma dica é o site: www.grandesconstruções.com.br

Vale conferir!

Anônimo disse...

Boa dica para quem procura construtora / apartamentos na praia grande e Boa dica para quem procura construtora comercial / industrial

RS Tintas disse...

Ótima matéria! Abraços

Unknown disse...

Seguranca na construcao civil GUARUJA:
Gostaria de informar o desinteresse na fiscalizacao de algumas prefeituras se tratando da seguranca no trabalho, principalmente no foco construcao civil (prediais) onde funcionarios na maioria das vezes sem registro enfrentam alturas completamente dispreparados. Gostaria de uma forma que possamos divulgar em ambito nacional para que o governo fizesse sua parte. Sugestoes por favor.

Grato,

Carlos Garcia

Telhas disse...

Parabéns pelo blog excelente !!!

BlogBlogs.Com.Br