sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comissário de bordo, conheça essa profissão!

Comissário de bordo: É o profissional que atua a bordo de aeronave e tem como função zelar pela segurança dos passageiros. Quando essa função é ocupada por uma pessoa do sexo feminino, recebe o nome de aeromoça. Essa profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres surgiu em 1930 e a responsável foi uma mulher cujo nome é Ellen Church, em função de gostar de aviação, mas não poderia ser piloto de uma aeronave por ser mulher e como era formada em enfermagem teve a brilhante idéia de sugerir a uma empresa de aviação que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros.
Antigamente só as mulheres solteiras e sem filhos é que poderiam exercer essa profissão, o processo de seleção era criterioso em relação ao padrão de aparência física. A idéia fez muito sucesso e função dos passageiros perceberem a presença da mulher vista como um ser frágil trabalhando a bordo do avião, pois, passava a idéia que o avião não era tão perigoso. Foi a partir dessa idéia que surgiu também o comissário de bordo, devido a crescimento do fluxo de passageiros que permitiu a abertura de vagas para homens.
As responsabilidades desses profissionais são:
Demonstrar os procedimentos de emergência;
Cuidar dos passageiros durante toda a viagem;
Estar apto lidar com situações adversas e com boas condições físicas e psicológicas;
A carga horária mínima exigida pela ANAC é de 159 horas aproximadamente quatro meses e faz parte da grade curricular o treinamento de sobrevivência, combate a incêndio, noções de primeiros-socorros.
A vantagem da profissão é a rápida formação e o ingresso no mercado de trabalho e a remuneração varia entre 2 mil a 3 mil reais no início de carreira e as despesas com diárias são pagas pela própria empresa.
Quem pretende seguir carreira nessa profissão deve buscar o conhecimento em línguas estrangeiras como o inglês e outras.
No mais desejo boa sorte e muito sucesso aos profissionais da aviação!

3 comentários:

ivandro disse...

Me deu até vontade de seguir esta carreira pela sua importancia.

Unknown disse...

estou iniciando meu curso de comissario tenho 20 anos e mor em São Paulo,SP. Acho essa profissão de suma importancia para os passageiros, espero que possa ingreçar o mais breve na area apos o termino do cursos.

Thiago Oliveira
Futuro comissario!

Unknown disse...

è uma profissão fascinante,pelo menos comigo foi paixão a primeira vista apesar de não exercer ainda,mas desistir nunca.

BlogBlogs.Com.Br