Definir o conceito de qualidade como algo exato é praticamente impossível, há vários autores que expressam suas idéias sobre o que é qualidade e cada um defende um ponto de vista, mas conforme Edson Pacheco Paladini (2004, p.78) a definição que mais se aproxima do conceito de qualidade é de adequação ao uso, na visão de Juran e Gryna,1991:
"Essa abordagem é a que melhor se identifica com o conceito básico da qualidade. A
idéia, aqui, é simples: o que realmente faz com que o consumidor adquira um produto
13 é de fato de o produto atende as suas necessidades. E, além disso, satisfaz
preferências, conveniências e gostos."
Fazendo uma analogia rápida do conceito de qualidade para que fique mais fácil entender porque a relação de adequação ao uso define o conceito de qualidade com mais exatidão, compare a afirmação de Isnard Marshall Junior et al. (2005, p.28):
"A principal diferença entre a abordagem do início do século XX e a atual é a
qualidade agora está relacionada às necessidades e aos anseios dos clientes. Seja qual for o porte da empresa, observam-se programas de qualidade e de melhoria de
processos na maioria dos setores econômicos. Não importa fazer o melhor produto
com os melhores processos, se o que se faz não vai ao encontro do consumidor, razão
de ser de todos os processos organizacionais."
Percebe-se que de acordo com a visão dos dois autores o conceito de qualidade sempre será variável pois, o produto ou serviço será classificado como algo de excelente qualidade se estiver atendendo as expectativas do cliente e basicamente as suas necessidades. Como se sabe o ponto de vista do cliente varia de acordo com uma série de fatores, por exemplo, sua classe social, seus valores culturais e etc. Portanto, cada pessoa tem uma necessidade especifica, ou seja, não se pode criar o conceito exato da qualidade de um produto ou serviço, uma vez que, o mercado cobra das organizações uma melhoria contínua (evolução) de seus produtos ou serviços. O que é bom para o consumidor hoje pode não ser amanhã, pode-se afirmar que o conceito de qualidade faz parte de um processo dinâmico e constante no mercado do qual as organizações devem acompanhar a evolução e se adequar as exigências do cliente para produzir algo de qualidade.
Espero conseguir contribuir um pouco para que os leitores entendem o significado do Gerenciamento da Qualidade, minha pretensão e apenas trocar experiências, por tanto deixe registrado aqui seu comentário sobre as matérias que será muito importante para melhorar o conteúdo.
Um abraço e muito sucesso a todos!
sábado, 11 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Boa Tarde Wemweson, achei seu blog interessante, você possui algum material sobre a utilização de gruas em obras?
Abraços
Olha adorei a postagem, gosto muito do seu blog.!
Aproveitando a oportunidade, gostaria que visitasse meu blog, procuro colocar coisas interessantes sobre e Engenharia e contrução...passa lá..
http://www.universoengenharia.blogspot.com/
até.
Empresa Focada no Ramo de Construção civil sigam no Twitter @brasforltda ou acessem www.brasfor.com.br
Gostaria de solicitar parceria através de link, seu blog já se encontra na minha lista de sites.
Desde já, agradeço.
Romário F. Martins
www.universoengenharia.blogspot.com
"Adorei esse blog! Concordo - é isso ai.
Obrigado".
Construção
Torpedo
Postar um comentário